quinta-feira, 29 de junho de 2017

Celular e Crianças, bom ou ruim?

Quer um tema ser controverso, é esse... Estudiosos de um lado, pais de outro e crianças de outro ainda. Normal até, visto que isso é uma tecnologia relativamente recente.

Vou dar somente a minha opinião de mãe, com vivencia de causa. Faz um pouco mais de 1 ano que os ninos ganharam cada um o seu celular, e com eles, obviamente as regras de uso.  Os celulares eram os nossos que havíamos trocado por modelos mais novos, mas pra eles não fez diferença nenhuma, o que importava era o tesouro que tinham nas mãos.




E como toda boa novidade, eles exploraram um monte – sempre dentro das regras pré-definidas – até que eu achei que iriam enjoar. Mas isso nunca aconteceu, porque esse mundo tecnológico é renovado constantemente e se nós nos perdemos nele, imaginem as crianças?

E aí que me perguntei o quanto saudável é para eles terem o seu celular e quanto facilitava ou dificultava a minha tarefa de mãe. E como tudo que é excesso faz mal – eles escutam essa frase constantemente – começamos a ver como o celular nos ajudava em várias situações: era ótimo quando eu precisava estar em algum compromisso que não agradavam à eles, como uma sala de espera para uma consulta médica, ou um jantar dado em nossa casa somente para os adultos. O celular era uma ótima babá, porque não se escutava uma única criança.

Mas por outro lado comecei a perceber que eles ficavam mais impacientes e agitados, brigavam por qualquer motivo e muitas vezes não queriam nem cogitar a possibilidade de qualquer outra atividade que não fosse o celular. Isso nem precisou de muito tempo pra acontecer, um dia quando fui buscá-los na escola e fiz a minha rotineira pergunta: “vocês tem atividade de aula hoje?” e a reposta foi: “depois mãe, eu preciso baixar um jogo primeiro” vi que não podia deixar a responsabilidade de administrar o uso do celular por conta deles.

Achei que já eram grandes e entendiam que o estudo vem primeiro que qualquer jogo ou algo que os youtubers tenham a dizer. Engano meu, esqueci que eram crianças, e que eu deveria tratá-los como tal. Nesse mesmo dia ficou definido que só poderiam usar o celular de sexta-feira a noite até domingo, unicamente nesses dias, e também não poderiam “esquecer do mundo” nesse período.




Se aceitaram bem? Logicamente que não, ficaram bravos, discutiram, argumentaram, prometeram que nunca mais iriam fazer aquilo. Mas eu me mantive firme na decisão, e foi a melhor escolha que eu fiz, hoje não tenho problema nenhum com celular ou qualquer aparelho tecnológico dentro de casa. Eles têm no quarto deles os celulares, tablets e vídeo game, e só mexem quando sabem que estão liberados para isso. No tempo que eles têm livre durante a semana, brincam no parque do prédio com os amigos, brincam de lego, leem livros e gibis, assistem um pouco de TV, tudo que uma criança saudável deve fazer.  

Admito que muitas vezes me “passa pela cabeça” fugir dessa regra e deixá-los usarem o celular quando teoricamente estão proibidos, afinal, é muito mais fácil né. Mas só é mais fácil a curto prazo, porque a longo prazo sei que será um problema que terei que resolver novamente. Como mãe, muitas vezes tomo decisões que não agradam muito à eles, mas sempre tento me lembrar, sou mãe e não amiga, é minha função educar da melhor forma possível. E posso dizer, com certeza, estou muito feliz com como meus filhos estão crescendo.



4 comentários:

  1. Oi!
    A tendência é pender pro lado da comodidade, mas é fato... se facilita agora é pq muito provavelmente vai te complicar no longo prazo!
    Parabéns pela lucidez 😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada miga, realmente são várias decisões diárias, e elas tem que sempre ser analisadas... Uma tarefa que consome tempo e muitas vezes paciência. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Não deve ser fácil tomar essa decisão e conseguir mantê-la. Mas que bom que ainda existem pais que lidam com seus filhos como eles realmente são, ou seja, crianças. E como todos dizem, precisam ter limites. Parabéns por serem esses pais maravilhosos 😉😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óin miga, obrigada pelo carinho. Vc conhece o nosso dia a dia e conhece bem os ninos, sabe como podem ser "persuasivos" quando querem... rsrsrs
      Bjus

      Excluir

Pesadelos, como lidar?

Tem lugar mais aconchegante e seguro que a cama do pai e da mãe? Não né? E esse é um tema que normalmente divide opiniões, e eu vou usando ...